sexta-feira, 17 de julho de 2009

FORTALEZA


Atrasos no PAC motivam críticas

A deputada Tânia Gurgel (PSDB) reclamou ontem, durante pronunciamento na Assembléia Legislativa, da falta de repasses dos recursos federais para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará. Segundo a parlamentar, consta no Sistema de Acompanhamento Financeiro do Governo (Siaf) que dos recursos previstos e autorizados pela União às obras do PAC no Estado, somente 3,08% chegaram até o momento.

A parlamentar aponta que o orçamento do PAC para o Ceará este ano, totaliza R$ 575 milhões, porém passado mais de seis meses apenas “ irrisório” percentual foi pago. Ela pontua que no Siaf está detalhado que o Ministério do Transportes tem autorização para repassar ao Ceará um montante de R$ 113 milhões, mas até agora o valor pago foi de R$ 3,1 milhões para obras.

“É preciso que tenhamos clareza, compreensão do enorme abismo que há em orçar, empenhar e pagar. E o governo Lula, quando se trata do Ceará, se for ver o que foi orçado, o que foi empenhado e o que foi pago, há uma diferença grandiosa”, analisa Tânia, no mesmo tom dos seus colegas de bancada que vêm batendo, sistematicamente, na lentidão de liberação de recursos federais .

Segundo Tânia Gurgel, em outros ministérios a situação é parecida. No caso do Ministério da Integração Nacional, por exemplo, o valor autorizado foi de R$ 182 milhões, mas pago apenas R$ 1,8 milhão; enquanto no Ministério das Cidades, o valor autorizado foi de R$ 279,4 milhões, mas pago apenas R$ 12,7 milhões.

A deputada tucana admite que gostaria de estar na tribuna da Casa relatando outra situação, a vinda de recursos para o Estado que se convertessem em ações e obras concretas para a população.

Alienados

“Não podemos continuar aceitando essa cantilena de envio de recurso, de promessas, de anúncio de verbas que somem no tempo. Um discurso mentiroso com intenção de protelar, enganar como se fôssemos uma comunidade de idiotas, de alienados. Queria que o Governo Federal tivesse respeito com o Governo e com o povo do Ceará”, reclamou.

A tucana considera que não apenas com relação ao PAC, mas com outros projetos para o Ceará, o Governo não tem se empenhado. Ela citou o caso do biodiesel em que se pregou grandes riquezas para os produtores do Ceará com a plantação de mamona, mas não vingou, pois, segundo Tânia Gurgel, o programa da mamona é inviável para a produção.

O deputado Heitor Férrer (PDT), em aparte, apontou que a comissão proposta por ele, em requerimento já aprovado na Casa para acompanhar as obras do PAC no Estado, ainda não foi instalada. A comissão teria a finalidade de acompanhar a aplicação dos recursos destinados para esse fim. Ele reivindicará a instalação da comissão em agosto.

NACIONAL


Senado aprova mudanças relativas a crimes sexuais

O Senado aprovou nesta quinta-feira (16) um substitutivo da Câmara a projeto de lei do Senado que tramitava no Congresso há cinco anos. A proposição modifica artigos do Código Penal relativos a crimes sexuais, estabelecendo penas mais severas para algumas práticas, e alterando a Lei de Crimes Hediondos. As alterações ainda têm que ser sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O texto aprovado em Plenário é uma soma do projeto de lei apresentado em 2004, pelo Senado, com o substitutivo apresentado pela Câmara. De iniciativa da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual no Senado, a proposição estabelece que tanto homens como mulheres podem ser vítimas de crimes contra a liberdade e o desenvolvimento sexual.

As mudanças tornam mais severas as penas para alguns crimes, como no caso de estupro, por exemplo. Além disso, o crime de sedução e a presunção de violência contra crianças ou adolescentes com menos de 14 anos, bem como de pessoas doentes ou com alguma deficiência mental, passa a ser classificado como estupro de vulnerável.

A pena para o estupro vulnerável é de oito a 15 anos de reclusão sendo aumentada com mais a metade se houver a participação de quem tenha o dever de cuidar ou proteger a vítima. Se da violência resultar lesão corporal grave, a pena sobe para de dez a 20 anos; em caso de morte, salta para de 12 a 30 anos.

NOTÍCIAS


UNE DEFENDE A CANDIDATURA DE DILMA E CIRO


os estudantes aproveitaram o momento para pedir a renúncia do presidente do Senado, José Sarney

Brasília. Cerca de três mil estudantes aproveitam o 51º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) que aconteceu ontem em Brasília para defender as candidaturas à Presidência da República da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e do deputado Ciro Gomes (PSB-CE).

Para Dilma, parte dos estudantes cantavam: ´Olé, Olá, Dilma, Dilma...´. Na seqüência, outro grupo reagia em favor de Ciro: ´Urgente, Ciro presidente´. A ministra é pré-candidata a presidente pelo PT. Ciro, que já concorreu à Presidência, estuda agora disputar o governo de São Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da abertura do congresso, também recebeu apoio dos estudantes. ´Lula guerreiro do povo brasileiro´, cantavam em um coro.
FORA SARNEY
Fora do auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarãeso, onde estava sendo realizado o congresso, outro grupo de estudantes protestava contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), alvo de denúncias por supostas irregularidades nos atos secretos da Casa. Eles gritavam ´fora Sarney´, como forma de pedir que o peemedebista deixe o cargo.

A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, disse que a entidade não tem compromisso com nenhum parlamentar e defendeu as investigações na CPI da Petrobras. ´O parlamento deve funcionar com liberdade, deve-se apurar as denúncias [contra a Petrobras]´, afirmou.

FORTALEZA,SEXTA-FEIRA,17 DEJULHO DE 2009

terça-feira, 14 de julho de 2009

FRASES CÉLEBRES

"É preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo."
Paulo Coelho

“O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.”
Oliver W. Holmes

: “Não é nossa condição social, mas a qualidade de nossa alma que nos trona felizes.”
Voltaire

"O melhor livro de moral é a nossa consciência. Temos que consultá-lo muito freqüentemente."
Blaise Pascal

" Amo a liberdade. Por isso, deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem, é porque as possuí, se não voltarem, é por que nunca as tive."
John Lennon

"É pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque quem a comete tranforma-se num injusto e quem a sofre não."
Sócrates

"A natureza não faz milagres; faz revelações."
Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A ESCOLA E A GLOBALIZAÇÃO


A escola que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e cientifica para a vida pessoal, profissional e cidadã possibilitando uma relação autônoma, critica e construtiva com a cultura em suas varias manifestações.
Num mundo globalizado os nossos alunos precisam estar preparados para uma leitura critica das transformações que ocorrem, por outro lado diante da crise de princípios e valores é preciso que a escola contribua para a nova postura ética – valorativa de recolocar valores humanos fundamentais como a justiça, solidariedade, honestidade, o reconhecimento da diversidade e da diferença, o respeito a vida e aos direitos humanos básicos.
A escola sozinha, não é a mola das transformações sociais. A transformação de uma democracia econômica e política pertencem a varias esferas da sociedade, como a família, as instituições religiosas, políticas e sociais, mas a escola tem um papel insubstituível quando se trata de preparação das novas gerações para enfrentar as exigências postas pela sociedade moderna, o compromisso de ajudar os alunos a tornarem – se sujeitos pensantes capazes de construir, compreender e criticar a realidade.
O professor é necessário, mas precisaria de investimento do governo na formação inicial e continuada, capacitação constante, de maneira que a formação desses professores se nutra da demanda das praticas, uma cultura geral mais ampliado com habilidades comunicativas, domínio da linguagem informacional, saber usar os meios de comunicação e articular as aulas com as mídias e multimídias.



Elaine Alves Câmara
Professora

A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL



Vemos em reportagens e no dia-a-dia, a situação da educação em nosso país. As soluções são claras, verbas maiores para pagar professores, escolas construídas com segurança, bem aparelhadas tecnicamente. Mas ninguém faz isso por quê? Por que somos um dos países com o pior sistema de educação do mundo? Quais são as causas profundas dessa vergonha? Bem, primeiro porque a educação não traz voto, escolas limpas, bem estruturadas e aparelhadas, quem liga para isso. É um problema de puro interesse social, e isso não elege ninguém. Obras e projetos só interessam quando dão lucro eleitoral ou lucro em roubos. Mas, repensar na estrutura geral da educação não dá grana e também dá muito trabalho. Bom é ganhar votos e roubar em grandes viadutos, barragens faraônicas, canais épicos. Além disso, no Brasil, desde Cabral, a educação foi programada pra não haver. Portugal e a burguesia secular jamais quiseram que o povo aprendesse. Educação é liberdade, entendimento “Perigoso”. Até o Século XIX, tinha de haver autorização do governo para a publicação de livro. Está entranhada na alma brasileira a idéia de que pobre não precisa estudar, e muita gente, principalmente nossos governantes, acha que é melhor que sejam analfabetas, assim são mais fáceis de manipular, basta que eles saibam servi.

Denys Wilton

POLITICAS PÚBLICAS





No Estado do Ceará algumas políticas públicas simplesmente não funcionam devido aos descasos dos nossos governantes, nossa capital sendo a quinta maior do País deveria levar mais a sério uma população que tem mais deveres que direitos, analisando nosso dia a dia ficamos indignados com alguns abusos por parte de alguns motoristas de ônibus que simplesmente ignoram nossos idosos e deficientes, sejam eles físicos e visuais, nossas ruas não estão adequadas para os cadeirantes e os transportes coletivos são poucos os que possuem aquele elevador que deveria ser comum nos ônibus de nossa cidade.


A quantidade de rampas em Fortaleza é muito pequena diria ainda que elas praticamente nem existem, basta ver que vez por outra há denuncias de alguns cadeirantes indignados com o fato de não poder ir e vir para onde bem quiserem, desta forma limitam cada vez mais pessoas que já sofrem com sua própria condição de deficientes.

Existe no Ceará cerca de 700 mil deficientes físicos, isso sem falar nas pessoas portadoras de necessidades especiais, e pouco ou nada fazem para tornar a vida destas pessoas menos difícil, Eulália uma portadora de deficiência visual relatou a dificuldade que encontra quando sai de casa para o trabalho, que conseguiu com muito esmero e determinação, a jovem trabalha como telefonista em uma loja de tecidos, afirmou que sofre muito com a discriminação, disse ainda que seus amigos também portadores de deficiência discutem diariamente sobre a falta de humanidade das pessoas, segundo ela muita gente não os respeitam, alguns xingam outros não dão se quer um bom dia a um deficiente visual...
Em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, a Prefeitura instalou semáforos sonoros para auxiliar os deficientes visuais, o equipamento ajuda na travessia em ruas de grande movimento, isso a meu ver não é muito, mas já é um grande passo e que a exemplo desta cidade nossa capital deveria fazer o mínimo para copiar esse beneficio a esses que vivem sofrendo constantemente, correndo riscos de terem suas vidas ceifadas por atropelamentos.
Portanto é imprescindível que haja uma política pública mais atuante em beneficio destas pessoas para que elas possam ter os mesmos direitos de todos, porque como os outros, eles também são cidadãos e merecem dignidade e respeito...
Por: Professor Antonio Martins Gadelha


sábado, 11 de julho de 2009

O PENSADOR


NESTE ESPAÇO VOCÊ PENSA, LOGO ELABORA SUA CRÍTICA.


Diante da imagem ao lado,faça uma reflexão sobre o cenário da globalização no Brasil.Este blog foi criado para você... Somos como vozes em liberdade que debatem democraticamente as diversas problemáticas do mundo. Analise, reflita e construa sua crítica.

ATUALIDADES
HIROXIMA SOBREVIVE... NA BOMBA
RADIOATIVA DA GLOBALIZAÇÃO.
Nas esferas mundiais, computadores encantam o mundo, realizam operações gigantescas, criam um elo de comunicação fantástica, recriando nossa capacidade de “sonhar”. Esse fenômeno chamado “era tecnológica” transformou o cotidiano humano e com um imenso impacto na humanidade ativou a bomba radioativa da globalização.
Como conseqüência, o acelerado desenvolvimento tecnológico tem sido incompatível com o moral, onde milhares de pessoas não acompanham o processo. Estas são, apenas, navegantes distantes do sistema, seus softwares são a fome, a opressão, a injustiça, a exclusão, a marginalização, o caos da violência e desigualdade social. Infelizmente, estão desprogramados de uma interligação mundial num processo desumanizante, onde Hiroxima sobrevive pra dizer que não se esqueceu das rosas... Que de estúpidas, inválidas, tornaram-se revolucionárias, representantes ativas dos excluídos, reivindicando remédios contra a bomba radioativa da incompetência administrativa na célebre contemporaneidade. Enquanto isso, guerras implacáveis de poder, massacram e ameaçam futuro da humanidade, criando uma contradição entre tecnologia versus sociedade. Que espaço, então, abriga os nossos sonhos?Com os abalos morais, que rumos tomarão a ética na atualidade?Até quando a solidão, a indiferença, o individualismo, o egoísmo, serão a síndrome da sociedade que está perdendo a capacidade de amar?
Nessa realidade antagônica gritam, então, as rosas, estas que amontoadas ainda pelo desespero sangram feridas partidas: Hiroxima sobrevive... Na bomba radioativa da globalização.
Acorde!Eis a questão!
Professora Carla Andréa Forte Neves