segunda-feira, 13 de julho de 2009

A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL



Vemos em reportagens e no dia-a-dia, a situação da educação em nosso país. As soluções são claras, verbas maiores para pagar professores, escolas construídas com segurança, bem aparelhadas tecnicamente. Mas ninguém faz isso por quê? Por que somos um dos países com o pior sistema de educação do mundo? Quais são as causas profundas dessa vergonha? Bem, primeiro porque a educação não traz voto, escolas limpas, bem estruturadas e aparelhadas, quem liga para isso. É um problema de puro interesse social, e isso não elege ninguém. Obras e projetos só interessam quando dão lucro eleitoral ou lucro em roubos. Mas, repensar na estrutura geral da educação não dá grana e também dá muito trabalho. Bom é ganhar votos e roubar em grandes viadutos, barragens faraônicas, canais épicos. Além disso, no Brasil, desde Cabral, a educação foi programada pra não haver. Portugal e a burguesia secular jamais quiseram que o povo aprendesse. Educação é liberdade, entendimento “Perigoso”. Até o Século XIX, tinha de haver autorização do governo para a publicação de livro. Está entranhada na alma brasileira a idéia de que pobre não precisa estudar, e muita gente, principalmente nossos governantes, acha que é melhor que sejam analfabetas, assim são mais fáceis de manipular, basta que eles saibam servi.

Denys Wilton

Nenhum comentário:

Postar um comentário