
No Estado do Ceará algumas políticas públicas simplesmente não funcionam devido aos descasos dos nossos governantes, nossa capital sendo a quinta maior do País deveria levar mais a sério uma população que tem mais deveres que direitos, analisando nosso dia a dia ficamos indig
nados com alguns abusos por parte de alguns motoristas de ônibus que simplesmente ignoram nossos idosos e deficientes, sejam eles físicos e visuais, nossas ruas não estão adequadas para os cadeirantes e os transportes coletivos são poucos os que possuem aquele elevador que deveria ser comum nos ônibus de nossa cidade.
nados com alguns abusos por parte de alguns motoristas de ônibus que simplesmente ignoram nossos idosos e deficientes, sejam eles físicos e visuais, nossas ruas não estão adequadas para os cadeirantes e os transportes coletivos são poucos os que possuem aquele elevador que deveria ser comum nos ônibus de nossa cidade.A quantidade de rampas em Fortaleza é muito pequena diria ainda que elas praticamente nem existem, basta ver que vez por outra há denuncias de alguns cadeirantes indignados com o fato de não poder ir e vir para onde bem quiserem, desta forma limitam cada vez mais pessoas que já sofrem com sua própria condição de deficientes.
Existe no Ceará cerca de 700 mil deficientes físicos, isso sem falar nas pessoas portadoras de necessidades especiais, e pouco ou nada fazem para tornar a vida destas pessoas menos difícil, Eulália uma portadora de deficiência visual relatou a dificuldade que encontra quando sai de casa para o trabalho, que conseguiu com muito esmero e determinação, a jovem trabalha como telefonista em uma loja de tecidos, afirmou que sofre muito com a discriminação, disse ainda que seus amigos também portadores de deficiência discutem diariamente sobre a falta de humanidade das pessoas, segundo ela muita gente não os respeitam, alguns xingam outros não dão se quer um bom dia a um deficiente visual...
Em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, a Prefeitura instalou semáforos sonoros para auxiliar os deficientes visuais, o equipamento ajuda na travessia em ruas de grande movimento, isso a meu ver não é muito, mas já é um grande passo e que a exemplo desta cidade nossa capital deveria fazer o mínimo para copiar esse beneficio a esses que vivem sofrendo constantemente, correndo riscos de terem suas vidas ceifadas por atropelamentos.
Portanto é imprescindível que haja uma política pública mais atuante em beneficio destas pessoas para que elas possam ter os mesmos direitos de todos, porque como os outros, eles também são cidadãos e merecem dignidade e respeito...
Por: Professor Antonio Martins Gadelha
Por: Professor Antonio Martins Gadelha
texto coerente e bastante discursivo.show!
ResponderExcluirBelo texto! realmente nossos deficientes precisam de carinho e atenção!!!
ResponderExcluirO estado do ceará precisa respeitar a dignidade humana e praticar as questões de politicas públicas de uma forma participativa
ResponderExcluir